domingo, 22 de novembro de 2015

MICROCEFALIA E O AEDES AEGYPTI




Aedes Aegypti, além de transmitir o vírus da dengue, também transmite o zika vírus e a chikungunya.





O zika é da mesma família do vírus da dengue, porém menos agressivo, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril deste ano. Ele não tem cura ou vacina identificada até o momento. Apenas 20% das pessoas contaminadas pelo zika vírus manifestam sintomas parecidos com os da dengue.


E o zika pode estar relacionado com o aumento de casos de uma síndrome rara: A Síndrome de Guillain Barré. Ela é uma reação do organismo que pode ocorrer até um mês depois de uma infecção causada por vírus ou bactérias e ataca o sistema nervoso, provoca paralisia que começa pelos pés e sobe pelo corpo até chegar ao rosto. Nos casos mais graves, provoca paralisia respiratória.O tratamento é à base de um medicamento, a imunoglobulina. É uma síndrome rara, mas vem aumentando assustadoramente.Os especialistas suspeitam que esses casos tenham relação com a epidemia de zika vírus.







Sobre os casos de Microcefalia:

Microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio menor do que o normal.

Pernamubuco é o Estado com o maior número de casos de microcefalia: em 2014 foram apenas 12 casos em recém-nascidos, neste ano já se têm notícia de 268 ocorrências.

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) concluiu exames diagnósticos laboratoriais que encontraram o vírus no líquido amniótico (que envolve o bebê na gestação), cujos fetos foram confirmados com microcefalia através de exames de ultrassonografia.

Apesar disso, os dados atuais não permitem correlacionar diretamente a infecção pelo vírus Zika com a microcefalia, mas traz dados novos que são relevantes para o esforço de esclarecimento dos casos. Tal entendimento se dará por estudos coordenados pelo Ministério da Saúde e outras instituições de saúde que investigam as causas de microcefalia no país.

Tendo em vista o aumento na notificação de casos de microcefalia, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, no dia 11 de novembro de 2015.






Agora mais do que nunca o Aedes Aegypti deve ser combatido em cada casa, uma vez que o fumacê elimina apenas a forma alada do inseto. 
A sociedade precisa se conscientizar e se mobilizar, eliminando focos do Aedes Aegypti em casa: colocar areia nos pratinhos das plantas, potinhos com água dos animais domésticos deve ser lavado todos os dias, tampar os reservatórios com água, cuidar para não formar pocinhas de água nos telhados e calhas, pneus abandonados... São tantas as possibilidades que somente uma ação conjunta do Governo com a população poderá evitar a verdadeira catástrofe que pode vir a ocorrer.







quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL


Movimento mundial surgido na Austrália em 2003, lembra a importância da conscientização e prevenção do câncer de próstata.

O Novembro azul é conhecido como "Movember", sendo o bigode o símbolo adotado para as campanhas em todo o mundo: Moustache (Bigode) e November (Novembro).

O objetivo é desmistificar o preconceito que existe em relação aos cuidados com a saúde do homem, além de informar e sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Informação é tudo, saiba mais:




quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Luiz Cavalcante na 14º PET South America 2015




Luiz Cavalcante comparece a 14º edição da PET South America, a principal Feira Internacional de Produtos e Serviços da linha Pet e Veterinária da América Latina.




Sempre se atualizando e se qualificando, no evento que reúne médicos veterinários, proprietários de clínicas e pet shops, e conta ainda com novidades e lançamentos nas áreas pet food, higiene, beleza, saúde animal, acessórios e serviços.

domingo, 18 de outubro de 2015

DIA DO MÉDICO



“Médico, cura-te a ti mesmo” (Lucas, 4; 23)
  

Dia 18 de Outubro é celebrado o Dia dos Médicos, data escolhida em homenagem ao discípulo São Lucas.

De acordo com a tradição, acredita-se que Lucas teria estudado medicina em Antioquia, cidade que naquela época era um centro importantíssimo para a civilização helênica na Ásia menor, território que hoje pertence à Síria.


Dentre as escrituras referenciadas à Lucas, a principal conhecida como “A epístola dos colossenses”, São Paulo, um grande amigo de Lucas, refere-se a ele como “Lucas, o amado médico”.


Em outras escrituras, é possível identificar termos e palavras utilizadas por Lucas como sendo de caráter e interesse médico para aquele período histórico, o que é considerado pela igreja como uma prova relevantemente aceitável de que de fato Lucas era um médico.



sábado, 8 de agosto de 2015

08 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL



O colesterol elevado é considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral isquêmico (derrame). Ambos se enquadram no grupo de doenças que mais matam no Brasil e no mundo. Por isso, o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, é um alerta para a prevenção do problema.

O colesterol é um tipo de gordura presente em grande parte dos alimentos, sobretudo na carne vermelha. Ele se divide em dois tipos. O LDL, mau colesterol, e o HDL, ou bom colesterol, que retira o colesterol ruim da parede do vaso e o leva para o fígado, onde é metabolizado.

A falta de controle sobre os fatores de risco é uma atitude que favorece o acúmulo do mau colesterol nas artérias e veias de qualquer parte do corpo. 

A melhor maneira de prevenir o problema é evitar os fatores de risco, como: alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, álcool, obesidade e o fator emocional (estresse).

As dicas incluem ainda a realização de atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos – Os exercícios devem ser aeróbicos, tais como andar, correr, pedalar, nadar, porque proporcionam o aumento da captação de oxigênio pelo organismo.

Em relação à alimentação, é importante reduzir a ingestão de gorduras, sal e açúcar. As doenças cardiovasculares estão acometendo mais jovens atualmente. O ideal é fazer exames uma vez por ano a partir dos 10 anos de idade, com atenção maior depois dos 30. 

Se a pessoa tiver antecedente na família de doenças cardiovasculares, o indicado é começar o tratamento na infância e continuar ao longo da vida.




quarta-feira, 5 de agosto de 2015

5 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DA SAÚDE


Porque comemoramos o Dia Nacional da Saúde no dia 5 de agosto? 

Essa data foi escolhida para homenagear o grande sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Já falamos sobre ele aqui.

A data é um convite à reflexão sobre a saúde de um modo geral. A saúde abrange o equilíbrio físico e mental, obtido através de bons hábitos de vida, dentre eles:

-Hábitos alimentares: coma mais frutas e verduras, tome água, evite comidas muito salgadas e cheias de corantes, diminua o açúcar.
-Se for fumante: pare de fumar !
-Está com sua vacinação em dia?
-Sono: durma bem.
-Pratique atividades físicas, tenha momentos de lazer
-Cuide da sua higiene pessoal e visite seu médico regularmente.

O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente!

terça-feira, 28 de julho de 2015

OSWALDO CRUZ



Quem foi Oswaldo Cruz?


Em 5 de agosto de 1872 nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, na cidade de São Luiz do Paraitinga (SP), mas foi criado no Rio de Janeiro. 

Filho do médico Bento Gonçalves Cruz e de Amália Taborda de Bulhões, desde cedo sabia que queria ser médico, e ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos de idade. 


Em 1892, com 20 anos formou-se doutor em Medicina com a tese "A Veiculação Microbiana pelas Águas", e casou-se com Emília da Fonseca, sua namorada de adolescência, com quem teve seis filhos. 



Em 1896 foi à Paris para se especializar em Bacteriologia no prestigiado Instituto Pasteur. Para sustentar sua família na cidade francesa, Oswaldo empregou-se em uma clínica de urologia. Depois, num laboratório de toxicologia da cidade.


Também fez estágios em uma fábrica de vidraria para laboratório, tornando-se posteriormente, o primeiro a fabricar ampolas no Brasil.

Ao retornar ao Brasil, em 1899, foi designado pela Diretoria Geral de Saúde Pública para investigar casos suspeitos de peste bubônica em Santos (SP) e em outras cidades portuárias. O diagnóstico foi confirmado. O único tratamento para a doença era o soro antipestoso, que não era produzido no Brasil. Então, foi criado o Instituto Soroterápico Federal em 1900. 

Em 1902, o barão precisava de um diretor técnico e foi ao Instituto Pasteur pedir a indicação de um nome para o cargo, sendo que indicaram um cientista do próprio país: Oswaldo Cruz, que assumiu a direção geral do Instituto Soroterápico e convidou Adolfo Lutz, Artur Neiva, Emílio Ribas e Carlos Chagas para serem seus auxiliadores. Pôde então ampliar suas atividades além da fabricação de soros, como a pesquisa básica e aplicada e à formação de recursos humanos.

Em 1903 foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente ao de Ministro da Saúde nos dias de hoje.

Naquela época o Rio de Janeiro era assolado por doenças como varíola e febre amarela. Os cortiços eram numerosos e as primeiras favelas já surgiam. 
Para debelar a doença, ele tomou providências polêmicas. Convicto da eficiência de suas ações (combate a ratos, mosquitos e vacinação obrigatória da população), talvez tenha lhe faltado um pouco de tato no episódio conhecido como "A Revolta da Vacina".


Mesmo achando que poderia ser morto, Oswaldo não deixou de ir trabalhar, o que o levou a um grande sucesso posteriormente. Isto levou a Instituição a receber a medalha de ouro na Exposição Internacional de Higiene, no IV Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim, em setembro de 1907.

Em 1908 reformou o Instituto Soroterápico Federal em Manguinhos, rebatizando-o de Instituto Oswaldo Cruz. Nesse mesmo ano, outro surto de varíola levou a população em massa a formar filas nos postos de vacinação.

Em 1909, Oswaldo Cruz deixou a Diretoria Geral de Saúde Pública, passando a se dedicar apenas ao Instituto Fiocruz, onde lançou importantes expedições científicas que possibilitaram a ocupação do interior do país: erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia. Como consequência, as obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja construção havia sido interrompida pelo grande número de mortes de operários pela malária, puderam ser finalizadas.

Em 1913 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.


Em 1915, por motivos de saúde, abandonou a direção do Instituto Soroterápico e mudou-se para Petrópolis. 

Foi o primeiro Prefeito da cidade (18 de agosto de 1916), e traçou um vasto plano de urbanização, que não pôde ver executado. Sua gestão foi curta, pois a piora de sua saúde o levou a pedir demissão do cargo.

Em 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos, morria Oswaldo Cruz de insuficiência renal. 

Falecia o médico sanitarista, mas a semente deixada por ele estava germinando: o Instituto Manguinhos.

Ele foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.Além de contribuir para a estruturação de ações de saúde pública no Brasil, como a criação do Instituto Soroterápico Federal (hoje Fundação Oswaldo Cruz) e para a fundação da Academia Brasileira de Ciências.




Fonte: 


quarta-feira, 15 de julho de 2015

X CONGRESSO CONSULFARMA 2015



Foi bom encontrar os amigos no X Congresso Consulfarma. Foi uma proveitosa troca de informações, onde aprendi mais do que ensinei. Obrigado a todos. Parabéns para a Consulfarma por mais este brilhante evento.

domingo, 5 de julho de 2015

PRÉ CONGRESSO CONSULFARMA 2015


ÍNDICE DE ADIPOSIDADE CORPÓREA (IAC)



INTERPRETAÇÃO:


HOMENS:

8 A 20: Normal
21 A 25: Sobrepeso
ACIMA DE 26: Obesidade


MULHER:

21 A 32: Normal
33 A 38: Sobrepeso
ACIMA DE 39: Obesidade




Fonte:
Richard N. Bergman, Darko Stefanovski, Thomas A. Buchanan, Anne E. Sumne, James C. Reynolds, Nancy G. Sebring, Anny H. Xiang and Richard M. Watanabe. “A Better Index of Body Adiposity”, Obesity (2011) 19, 1083–1089.


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Inverno: Cuidados Especiais


No inverno, as mudanças bruscas de temperatura são responsáveis por um aumento significativo de mortes na cidade de São Paulo. Para cada diminuição de um grau na temperatura abaixo de 20º C observou-se um aumento de 4% no número de mortes em crianças e 5,5% em idosos.
Além disso, uma pesquisa do Incor aponta que o risco de ter um infarto é 30% maior com temperaturas abaixo de 14 graus. Segundo um dos autores da pesquisa, o cardiologista Luiz Antônio Machado César, três fatores contribuem para o infarto em baixas temperaturas:

"No inverno há uma maior incidência de casos de infecções respiratórias. Essas infecções contribuem para o rompimento de artérias por causa das inflamações. Outro fator é que, com temperaturas mais baixas, as artérias se contraem. As proteínas de coagulação ficam mais concentradas no sangue. Elas ficam mais ativas e isso não é bom para as artérias coronárias", disse César.

"Com a conclusão dessa pesquisa, é recomendado, principalmente para as pessoas com idade mais avançada, que se protejam do frio, cobrindo o nariz e a boca. É recomendado também, que a pessoa tome a vacina contra a gripe. Em países do hemisfério norte, já é comprovado que o consumo da vacina inibe casos de infarto", afirmou o cardiologista.

Mudanças de temperatura pode afetar todos nós, portanto, tomar alguns cuidados simples pode melhorar nossa qualidade de vida nesse período do ano. 

Cuidados com a Pele: usar creme hidratante no corpo todo, evitar banhos demorados e muito quentes, usar protetores labiais. Mantendo a pele íntegra evitamos rachaduras e escamações que podem ser a porta de entrada de bactérias e fungos. Não esqueça de continuar usando filtro solar!
Se os olhos e narinas estiverem ressecados, utilize soro fisiológico

Cuidados Respiratórios: evitar lugares úmidos e fechados, evitar mexer em papéis e livros guardados por muito tempo devido ao acúmulo de poeira e de ácaros, e antes de usar as roupas de inverno, colocá-las no sol ou lavá-las antes de usa-las. Quando o ar estiver muito frio e seco, utilizar um umidificador nos ambientes.
Em São Paulo e nos grandes centros há ainda outro agravante: a poluição, que piora a situação dos alérgicos. Redobrar os cuidados respiratórios !
Também é necessário tornar o local arejado para evitar a transmissão de doenças infecto-contagiosas

Cuidados com a Alimentação: no frio, a tendência é recorrer aos alimentos calóricos e esquecer das frutas e saladas. Portanto, prestar atenção em mantér esses alimentos na dieta, porque elas são ricas em vitamina C e sais minerais, imprescindíveis a manutenção imunológica.

Idosos e crianças: mantér os idosos e crianças aquecidos para evitar problemas respiratórios e de circulação. Cuidado também com a hidratação, porque pode haver uma diminuição da sensação de sede e eles podem ficar desidratados.
Também é importante mantê-los vacinados


terça-feira, 19 de maio de 2015

RAQUITISMO NUTRICIONAL





Kumaravel Rajakumar, MD; Stephen B. Thomas, PhD. Arch Pediatr Adolesc Med. 2005;159:335-341.

Resumo: relatos de casos recentes focalizam o ressurgimento de raquitismo em certos grupos de crianças em amamentação. Crianças residentes no norte (dos Estados Unidos) independentes da cor, e crianças americanas afro-descendentes, residentes em qualquer lugar dos Estados Unidos, são mais vulneráveis ao raquitismo nutricional se elas são exclusivamente amamentadas antes dos seis meses de idade, sem a suplementação de vitamina D.

No início do século XX, o raquitismo era próximo da totalidade entre as crianças afro-americanas vivendo no norte dos Estados Unidos. A descoberta da vitamina D, o início de campanhas de saúde pública para fortalecer os alimentos infantis com vitamina D e a suplementação em crianças durante amamentação foram responsáveis pela superação do flagelo do raquitismo.

Foi revisado estudo nutricional clássico de autoria de Alfred F. Hess, um dos maiores pesquisadores nutricionais clínicos do início do século XX, no contexto do ressurgimento do raquitismo, especialmente entre as crianças negras. O distrito de Columbus Hill, uma comunidade negra de New York (NY) serviu de palco para o estudo. Sessenta e cinco crianças, idades entre um e 17 meses participaram de um estudo aberto, não comparativo, durante seis meses, da terapia diária com óleo de fígado de bacalhau.

Os pacientes foram avaliados pelos sinais de raquitismo no recrutamento e em dois, quatro e seis meses. O óleo de fígado de bacalhau preveniu o desenvolvimento de raquitismo em 34 (92%) das 37 crianças tratadas por seis meses; e em sete crianças (58%), de 12 tratadas por quatro meses. Das 16 crianças que não utilizaram o tratamento, o raquitismo progrediu sem remissão em 15 delas. Hess traduziu seu sucesso em uma campanha de saúde pública levando-o ao desenvolvimento da primeira clínica de raquitismo em 1917. Este foi o primeiro passo na vitória sobre o raquitismo no início do século XX.

Comentário: o raquitismo, ou osteomalácia do lactente ou juvenil, é uma conseqüência da deficiência de vitamina D. É caracterizado por superprodução e calcificação deficiente do tecido osteóide, com deformidades ósseas, distúrbios do crescimento, hipocalcemia, e algumas vezes, por tetania associadas. Pode ser acompanhado por irritabilidade, desatenção e fraqueza muscular generalizada. No raquitismo, as fraturas são freqüentes.

O uso do óleo de fígado de bacalhau é um tratamento preventivo muito simples, como foi mostrado há quase 100 anos.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

LUIZ CAVALCANTE NO 10° CONSULFARMA 2015






JÁ ESTÁ DISPONÍVEL A GRADE DO "CONGRESSO CONSULFARMA 2015"!



GARANTA JÁ SEU CURSO, ACESSE CONSULFARMA

Certidão de Regularidade passa a valer por um ano a partir da data de expedição



São Paulo, 4 de maio de 2015.
Conforme a Deliberação 9/15, aprovada em abril, a validade da Certidão de Regularidade (CR) e do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT/RFS) foi alterada.
A validade, que antes era 31 de março do próximo ano, passou a ser de um ano a partir da data da expedição (se não houver alterações nas informações constantes da atual Certidão, caso em que será cancelada).
Verifique a data da validade constante na sua Certidão, fique atento e não deixe de solicitar a renovação antes do vencimento.



terça-feira, 20 de janeiro de 2015

20 de Janeiro



A Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) foi fundada em 20 de janeiro de 1916, no salão de conferências do Círculo Católico, no Rio de Janeiro, tendo à frente o farmacêutico Luiz Oswaldo de Carvalho. Naquela ocasião, Carvalho em seu discurso, definiu como objetivos principais da Associação a defesa dos interesses da classe farmacêutica, alertando o profissional farmacêutico para o fato de que a aplicação das ciências físico-químicas à arte de curar, nivelava-o ao trabalho realizado pelos médicos. 
Nesse sentido, propunha a criação de uma Escola Superior de Farmácia, como pioneira no ensino técnico das ciências naturais, físicas e químicas, onde seriam instalados consultórios para atendimento aos pobres, sendo as receitas aviadas pelos estudantes, orientados pelos professores, e as drogas vendidas a preço de custo. Considerando esse ensino “a pedra de toque que há de operar o milagre do ressurgimento da profissão farmacêutica no Brasil”, Carvalho (apud COSTA, 1982b, p.6) assinalou ainda a necessidade da criação de uma biblioteca e de laboratórios, nos quais pudessem ser dados cursos práticos de disciplinas afins; da promoção de conferências científico-técnicas; da organização de congressos farmacêuticos; da instalação na sede da Associação de local para exposição permanente de produtos químicos e farmacêuticos, drogas, utensílios e aparelhos referentes à farmácia moderna; e da implantação do montepio farmacêutico. Como sócios, incluiria os da classe de farmacêuticos, além das classes dos aspirantes a sócios, constituída pelos estudantes de farmácia, pelos práticos de farmácia, donos ou não de estabelecimentos farmacêuticos e por pessoas que fizessem parte de firmas de estabelecimentos farmacêuticos. 
A elaboração de seus estatutos ficou a cargo da diretoria e de uma comissão formada por dez farmacêuticos: Luiz Oswaldo de Carvalho, José Benevenuto de Lima, Alfredo da Silva Moreira, José Coriolano de Carvalho, Virgílio Lucas, Francisco de Albuquerque, Octávio Alves Barroso, Manoel Gonçalves Paes Sobrinho, Reynaldo de Aragão e Álvaro Pinto de Souza Varges. 
De acordo com os estatutos aprovados na assembléia de 20 de janeiro de 1916, a Associação seria ministrada pela Diretoria e Conselho Administrativo.
A sociedade foi inscrita no Registro Civil de Pessoas Jurídicas em 16 de novembro de 1916, e pelo decreto federal nº 4.704, de 21/06/1923, foi declarada de utilidade pública.
Em 7 de janeiro de 1941, por iniciativa do farmacêutico Dr. Oto Serpa Granado, com o argumento de que as demais profissões tinham o seu dia comemorativo, para lembrar e comemorar o ideal por eles abraçado, foi aprovado em plenário da Associação Brasileira de Farmacêuticos o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico. 
Esta data foi escolhida como uma forma de homenagear a Associação Brasileira de Farmacêuticos, que ainda hoje constitui uma importante reserva moral e científica da nossa profissão.


.