segunda-feira, 2 de maio de 2016

7 de Maio: Dia Nacional da Prevenção da Alergia



Alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico, e dependendo do caso pode levar à morte do paciente.
Existem vários tipos de alergia: alimentar, respiratório, a picadas de inseto, mas o principal é identificar qual o agente (ou agentes) responsáveis pelo desencadeamento do processo alérgico, para evitar ou poder se prevenir. 

É sabido que a chegada do Outono (pelas mudanças climáticas e a temperaturas mais amenas), aumenta os casos de alergia, e as doenças respiratórias são comuns nessa época do ano.


Geralmente os mais afetados são as crianças e os idosos.


"Dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) apontam que 30% da população brasileira possui algum tipo de reação alérgica, sendo a rinite, a bronquite e a asma predominantes nesta época do ano.

Além dos ácaros, os fungos, os restos de baratas são os principais desencadeadores das alergias respiratórias. Segundo dados do International Study of Asthma and Allergies (ISAAC), a rinite alérgica atinge cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros. A doença é caracterizada por sintomas de coceira e entupimento e coriza nasal e espirros, similares aos da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises."

Deve-se evitar o contato com os desencadeadores das crises: mantér a limpeza do ambiente, retirar objetos que possam facilitar a proliferação dos ácaros (como bichos de pelúcia, carpete, tapetes, cortinas de tecido). Deve-se evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas e fazer o uso de tratamento preventivo, com remédios antialérgicos ou o tratamento de imunização, como as vacinas. Em caso de crise, a recomendação é que o paciente seja submetido ao acompanhamento médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário