terça-feira, 19 de janeiro de 2016

20 DE JANEIRO DIA DO FARMACÊUTICO



20 de janeiro é uma data simbólica: Dia do Farmacêutico! Como farmacêuticos deveríamos reavivar os nossos valores que foram estabelecidos e lapidados ao longo da existência de nossa profissão. Jamais podemos nos olvidar de nossos antepassados mesmo antes de Galeno até os dias de hoje. 


No Brasil, a partir de 11 de novembro de 1960, com a promulgação da Lei 3820 pelo Presidente Juscelino Kubitschek, iniciou-se a organização da profissão farmacêutica com a criação do Conselho Federal de Farmácia e dos Conselhos Regionais de Farmácia. 

O primeiro presidente do CFF foi o Dr. Jayme Torres (1961-1963), e o primeiro presidente do CRFSP (na época CRF-8), foi o Dr. Myrcio de Paula. Ainda hoje temos a honra de conviver com um dos colegas fundadores do CRFSP: o Dr. Paulo Queiroz Marques, a quem rendemos nossas homenagens. A nossa evolução foi uma verdadeira saga: no início muitos inscritos nos nossos CRFs eram práticos de farmácia (provisionados). Isto não existia apenas na farmácia; entre os advogados, existiam também os práticos ou auxiliares de advogados (os rábulas). Hoje nos nossos CRFs só existem profissionais de nível superior. 

Muitas lutas foram travadas contra decretos que visavam retroceder a profissão farmacêutica, sendo o mais pernicioso deles, o famigerado Projeto de Lei Nº 4385/94 de autoria da ex-senadora Marluce Pinto, que pretendia modificar a Lei 5991/73, para eliminar a obrigatoriedade da presença do farmacêutico nos estabelecimentos que fazem a dispensação de medicamentos. 

Em contrapartida o Deputado Ivan Valente apresentou ao Congresso Nacional o substitutivo ao projeto 4385/94, que reafirma o farmacêutico como agente fundamental para prestação da assistência farmacêutica. Houve uma grande mobilização da classe farmacêutica e dos acadêmicos de farmácia que foram em massa para Brasília, e no dia 2 de julho de 2014, o substitutivo do Deputado Ivan Valente foi aprovado, com uma sub-emenda afirmando a Farmácia como um estabelecimento de saúde. Grande vitória que hoje relembramos com muito orgulho. 


Parabéns colegas farmacêuticos de todo Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário