quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

100 ANOS DE GLÓRIAS: PARABÉNS ABF !



Fundada em 20 de janeiro de 1916, a ABF – Associação Brasileira de Farmacêuticos, chegou no dia 20 de janeiro de 2016 ao seu 1º centenário.

Desde 1920 publica de modo ininterrupto a REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA (RBF), que é uma revista indexada de âmbito internacional, e respeitada nos meios científico e farmacêutico. 

Mantém ainda o Museu Antonio Lago, com um riquíssimo acervo onde se destacam os originais manuscritos da Farmacopéia Brasileira do ilustre farmacêutico Rodolpho Albino Dias da Silva, e a obra Plantarum, que teria pertencido a Van Nehmont em 1630, mestre de Lineu (responsável pela classificação botânica). São cerca de 450 peças, distribuídas em duas salas: A primeira é uma réplica de uma farmácia do século XVIII, com balcão de atendimento, vidrarias, porcelanas, vasos comemorativos e outros equipamentos das farmácias antigas. A segunda sala possui uma bancada de manipulação, com balança, frascos dosadores, medicamentos antigos, estante com obras antigas e outras peças. Possui ainda a biblioteca Rodolpho Albino dias da Silva, com várias obras raras. 




Influenciou a criação dos Conselhos de Farmácia, os sindicatos da classe, a Academia Brasileira de Farmácia, entre outras entidades.

Desde sua fundação, a ABF promove a união e o engrandecimento da classe farmacêutica, estimula o estudo de plantas, drogas e matérias primas de origem nacional, além de realizar cursos seminários, conferências e congressos. 

À ABF, por tudo que tem realizado em pról de nossa profissão, rendo as nossas homenagens neste ano de seu centenário, e os votos de uma existência perene e profícua!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

XVI ENCONTRO PAULISTA DE FARMACÊUTICOS 2016

XVI ENCONTRO PAULISTA DE FARMACÊUTICOS: NO DIA DO FARMACÊUTICO





Dr. Luiz Cavalcante com Dr. Tarcísio José Palhano 




Dr. Tarcísio José Palhano fala sobre a história da Farmácia Clinica no Brasil: "No Brasil, a farmácia clínica chegou em 1977, no curso de Farmácia da UFRN e hospitais de São Paulo. Em 1981 ocorreu o I Seminário no Brasil da área e, em 1983, o I curso brasileiro de Farmácia Clínica."






Na palestra "História e Ética na construção do futuro", ministrada pelo professor dr. Leandro Karnal



Palestra “Planejamento de Carreira: um crescimento sustentável para o futuro”, com as especialistas em recursos humanos, Daniela Aquino e Cilene Moreno, representantes da empresa Linus Estratégia em RH.

evento organizado pelo CRF-SP

NOVA OPORTUNIDADE PARA O SETOR MAGISTRAL


O mercado Pet tem crescido uma média de 11% ao ano, e as farmácias de manipulação não podem ficar fora desse nicho.  Em tempos de crise temos que buscar todas as oportunidades.
Tem isso em vista, a Luiz Cavalcante Consultoria Personalizada oferece cursos, palestras e uma assessoria completa de implantação de manipulação de produtos veterinários.


MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM VETERINÁRIA

ASSESSORIA DE IMPLANTAÇÃO:
  1. Como fazer o cadastro e solicitar a licença de autorização no MAPA;
  2. Treinamento Técnico-Científico para a equipe farmacêutica e técnica;
  3. Legislações pertinentes;
  4. A prescrição veterinária, conferência inicial e final;
  5. Técnicas de formas farmacêuticas;
  6. Lista e Farmacologia dos principais ativos em veterinária;
  7. Relação de dosagens usuais dos principais medicamentos para cães e gatos;
  8. Serviço local de 3 dias, implantando técnicas e realizando visitas aos principais médicos veterinários;
  9. Acompanhamento por 60 dias.

Entre em contato conosco:



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

20 DE JANEIRO DIA DO FARMACÊUTICO



20 de janeiro é uma data simbólica: Dia do Farmacêutico! Como farmacêuticos deveríamos reavivar os nossos valores que foram estabelecidos e lapidados ao longo da existência de nossa profissão. Jamais podemos nos olvidar de nossos antepassados mesmo antes de Galeno até os dias de hoje. 


No Brasil, a partir de 11 de novembro de 1960, com a promulgação da Lei 3820 pelo Presidente Juscelino Kubitschek, iniciou-se a organização da profissão farmacêutica com a criação do Conselho Federal de Farmácia e dos Conselhos Regionais de Farmácia. 

O primeiro presidente do CFF foi o Dr. Jayme Torres (1961-1963), e o primeiro presidente do CRFSP (na época CRF-8), foi o Dr. Myrcio de Paula. Ainda hoje temos a honra de conviver com um dos colegas fundadores do CRFSP: o Dr. Paulo Queiroz Marques, a quem rendemos nossas homenagens. A nossa evolução foi uma verdadeira saga: no início muitos inscritos nos nossos CRFs eram práticos de farmácia (provisionados). Isto não existia apenas na farmácia; entre os advogados, existiam também os práticos ou auxiliares de advogados (os rábulas). Hoje nos nossos CRFs só existem profissionais de nível superior. 

Muitas lutas foram travadas contra decretos que visavam retroceder a profissão farmacêutica, sendo o mais pernicioso deles, o famigerado Projeto de Lei Nº 4385/94 de autoria da ex-senadora Marluce Pinto, que pretendia modificar a Lei 5991/73, para eliminar a obrigatoriedade da presença do farmacêutico nos estabelecimentos que fazem a dispensação de medicamentos. 

Em contrapartida o Deputado Ivan Valente apresentou ao Congresso Nacional o substitutivo ao projeto 4385/94, que reafirma o farmacêutico como agente fundamental para prestação da assistência farmacêutica. Houve uma grande mobilização da classe farmacêutica e dos acadêmicos de farmácia que foram em massa para Brasília, e no dia 2 de julho de 2014, o substitutivo do Deputado Ivan Valente foi aprovado, com uma sub-emenda afirmando a Farmácia como um estabelecimento de saúde. Grande vitória que hoje relembramos com muito orgulho. 


Parabéns colegas farmacêuticos de todo Brasil!