domingo, 1 de dezembro de 2013

Dia Internacional da Luta contra a AIDS


AIDS: é uma doença grave, causada pelo vírus HIV e que ataca o sistema imunológico



TRANSMISSÃO DA AIDS:



  • Sexo na vagina sem camisinha
  • Sexo oral sem camisinha
  • Sexo anal sem camisinha
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa
  • Transfusão de sangue contaminado
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Quem é portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus. Por isso é importante o uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Clique aqui para obter mais informações. 

Apesar da queda no número de mortes por AIDS em São Paulo, os números ainda são assustadores: 3006 mortes em 2011 contra 2767 em 2012, os números da Fundação Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade). Mostram ainda quem os homens ainda lideram as estatísticas, mas a doença está em expansão entre as mulheres.

Luiz Carlos Pereira Junior (diretor do Instituto Emílio Ribas) ressalta que  “Quanto mais precoce (o diagnóstico), menos doente a pessoa está e temos mais chance de reverter o quadro de queda da imunidade.”

A informação ainda é o melhor remédio !

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PROTEÇÃO SOLAR


O verão está chegando, os dias estão cada vez mais ensolarados... Mas o que muita gente não sabe, é que mesmo sem sol, precisamos usar filtro solar. Isso porque os raios UVA/UVB atravessam as nuvens, e eles é que são nocivos a nossa saúde. 


Somente na década de 80 começamos a pesquisar o efeito dos buracos na camada de ozônio. A camada de ozônio "filtra" os raios nocivos do sol. Sem ela, a radiação pode provocar câncer de pele porque os raios ultra violeta alteram o DNA das células. 

Qual é o melhor tipo de filtro solar? Bem, existem 2 tipos de filtros: 

-Os que conferem proteção química e que absorvem os raios UV;
-E os de proteção física, que bloqueiam ou refletem a luz.

O ideal é um filtro que possua essas duas características. Mulheres grávidas e crianças devem usar apenas filtros físicos, que formam a barreira.

Precisa ser usado todos os dias, e devem ser reaplicados a cada 2 horas ! Se estiver muito quente e você transpirar muito, tem que reaplicar antes. 

É a sua reaplicação que vai garantir a eficácia dessa proteção!

No rosto, prefira os filtros "oil free" para não deixar a pele oleosa, há vários tipos hoje a disposição: em pó, em gel, spray, loção, creme, com pigmentantes pra ficar no tom mais parecido com o da pele...o importante é não ficar sem nenhuma proteção, para evitar o envelhecimento precoce e o pior: um câncer de pele. 

Passe no corpo todo, pela manhã e vá reaplicando durante o dia nas partes expostas. Vale qualquer coisa pra se proteger do sol: sombrinha, chapéu, roupas com proteção solar...

Lembre-se: a exposição solar é cumulativa, ou seja, quanto mais uma pessoa se expuser ao sol ao longo da vida, maior a chance de desenvolver um câncer de pele. Então: PROTEJA-SE !

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dia Nacional de Combate ao Câncer


Acesse o link aqui: www.accamargo.org.br e participe do quiz para se informar mais sobre essa doença. A melhor arma contra o câncer é a informação !

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A FARMÁCIA NA HISTÓRIA


O português Pedro Hispano foi eleito Papa no século XIII, adotando o nome de João XXI.
João XXI, além de religioso e filósofo, foi também autor de várias obras médicas, destacando-se entre elas, o célebre tratado "De Oculo", sobre oftalmologia, onde citava a fórmula da "Acqua Mirabilis", que era um potente colírio antiinflamatório.

A "Acqua Mirabilis" era preparada a partir da maceração e destilação de 20 plantas medicinais em vinho. O destilado era misturado em partes iguais com urina de mulheres virgens. A recomendação de se utilizar urina de mulheres virgens não era uma exigência de ordem moral, mas uma forma de preservar o colírio, uma vez que existia naquela época um surto de sífilis na Europa. Isto pode ser interpretado como a primeira ação de controle de qualidade, mesmo que intuitivamente.
Seu uso prevaleceu por mais de 200 anos. Michelangelo chegou a usar este colírio quando pintou os afrescos da Capela Sistina, quando a tinta caia em seus olhos provocando inflamação.
O papado de João XXI foi breve. O papa faleceu em 12 de maio de 1277, em consequência de desabamento do Palácio de verão em Viterbo, que passava por reformas.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ORIGEM DA COLHER DE SOPA (15ml) COMO MEDIDA POSOLÓGICA



Em 1862 foi descoberto, na cidade de Tebas (Egito), um papiro, medindo cerca de 20m de comprimento, com 108 parágrafos, com 20 a 22 linhas cada um.
No ano de 1873, este papiro foi vendido, na cidade de Luxor, para o egiptólogo alemão Georg Ebers. O precioso documento passou à história como o “papiro de Ebers”.
Ebers ficou maravilhado ao ler as primeiras linhas do papiro, escrito por volta de 1555 a.C: “começa aqui o livro da produção dos remédios para todas as partes do corpo humano....”.
Isto já sugere a conotação de um livro de características farmacopeicas e farmacotécnica. Trazia cerca de 700 formulações, com o modo de preparo e indicações terapêuticas, modo de usar, etc. 
Era muito citado neste papiro o termo Rô; tomar 1 rô ou 2 rôs ao dia. As balanças egípcias aferiam o volume e não a massa, como as balanças atuais. A sua unidade básica era o alqueire egípcio que equivalia a 4,785l (ou 4785ml). O Rô equivalia a 320ª parte do alqueire. Se dividirmos 4785ml por 320, encontramos 14,95ml ~ 15ml = 1 colher de sopa! 
Assim, a colher de sopa como medida posológica, tem, pelo menos, 3.500 anos de existência.

Referência bibliográfica: 
O segredo dos Médicos Antigos – Jürgen Thorwald – Ed. Melhoramentos -1985